Logo Colorido - Vertical.png

ARTE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

CONHEÇA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

site1.jpg

Origem

 

O Projeto Musicar-te teve origem com a aproximação de alguns amigos que já cultivavam o interesse em desenvolver um trabalho social, em diferentes áreas do desenvolvimento humano. Uma das atividades que acabou se tornando o carro-chefe do nosso Projeto é a aula de música, através da atuação de músicos voluntários.


Ao nos aproximarmos da comunidade foi imediata a identificação de amplas necessidades de todos os níveis, da infraestrutura à educação, da parede da casa ao interior da alma. Nos sentimos imediatamente bem-recebidos pelas pessoas que moravam ou atuavam na região, e então realizamos uma grande festa na comunidade em 10 de abril de 2016, um domingo, com música, brincadeiras e comida para apresentarmos o Projeto e realizar a inscrição dos interessados. Realizamos 70 inscrições, a maioria de crianças e adolescentes.


Programamos o início de nossas atividades para o dia 5 de maio de 2016, uma aula de violão onde apareceram apenas dois alunos. Voluntários vinculados à educação também iniciaram conosco, atraindo as crianças para atividades lúdicas, brincadeiras e arte, sempre com uma proposta educativa em ação.
E assim começava o Projeto Musicar-te: com o primeiro passo. Ou melhor, com o primeiro acorde.


Em 31 de outubro de 2016 inauguramos nossa sede, cheia de cores, em um imóvel alugado de 90m², e a partir daí novas atividades puderam ser organizadas em diferentes dias da semana. Não poderia faltar uma ampla cozinha onde a arte culinária é cultivada – e as crianças aprovam!


Hoje temos atividade durante 5 dias da semana, com espaço, potencial e vontade de fazermos ainda mais por muito tempo!

WhatsApp Image 2021-08-15 at 18.24.55 (1).jpeg

Proposta

 

A proposta do Projeto Musicar-te é educativa. Todos os voluntários, estejam eles trabalhando na cozinha, na música ou na limpeza, somos todos educadores, e toda interação com nossas crianças e jovens deverá ser uma relação educativa. Também reconhecemos a extrema carência em que se encontram na comunidade, desde o chão de casa até o afeto da alma, e é aqui que também nos envolvemos para levar até eles recursos que normalmente não teriam acesso, possibilitando uma mudança interior que irá se refletir no coletivo, ao longo do tempo.

 

Perspectivas

 

Ampliação das atividades (considerando a sede própria)
Oficialização da ONG como PJ, facilitando a captação de recursos
Organização do trabalho voluntário, visando potencializar a canalização dos recursos humanos

 

Datas Importantes

 

  • Apresentação para a comunidade: 10/abr/2016
  • Início das aulas de violão: 08/05/2016
  • Aluguel da sede: 10/07/2016
  • Gravação do programa Sesc Instrumental com Nailor Proveta e Alessandro Penezzi: 25/09/2016
  • Inauguração da sede: 30/10/2016
  • Natal Musicar-te: 18/12/2016
  • Início das atividades de sábado: 08/05/2017
  • Obtenção do CNPJ (34.474.533/0001-27) em 09/08/2019